domingo, 13 de março de 2011

QUANTOS QUILOS DEVO PERDER?

Esta é uma pergunta que parece fácil de responder, mas, o que é certo, é que nunca sabemos qual será a nossa meta para realmente estarmos em forma.
Assim sendo, vou ajudar-vos a desmistificar esta equação.
O resultado do nosso peso é a soma da massa gorda com a massa magra. Ora então, vamos lá descobrir a quantidade em quilos de massa gorda e massa magra no nosso organismo.
Primeiro que tudo, devemos calcular o nosso índice de massa corporal (IMC).
IMC= peso/altura2 (pode aceder facilmente a uma calculadora online)

O que é massa magra?
A massa magra é composta por músculos, ossos e órgãos vitais, sendo o responsável pela queima de calorias. Portanto, quanto maior a massa magra, mais calorias se queima.
A massa magra deverá ser igual a 84% do peso do corpo.

Tomando este exemplo:
Indivíduo fem. de 25 anos
Peso: 70 KG
Altura: 1,60m
IMC= 27, 34%

Com estes dados, já podemos calcular a percentagem de gordura.
Peso massa gorda= 27,34% de 70 KG, ou seja, 70*27.34= 19.14

Com o valor da massa gorda, já podemos calcular a massa magra:
Peso total: massa gorda + massa magra
Massa magra: peso total - massa gorda
Massa magra = 70 - 19.14 = 50.86 KG

De acordo com a tabela abaixo, vamos calcular os quilos a serem eliminados.

                                                 Percentagem de gordura ideal
Idade                                      Homens                       Mulheres
De 18 a 29                                 14                                19
De 30 a 39                                16                                21
De 40 a 49                                17                                22
De 50 a 59                                18                                23
Mais de 60                                21                                26
                                                               Fonte: ACSM - Lea & Febiger (1986)

Pela tabela, a massa gorda ideal do exemplo é de 19%, então, por uma regrinha de três simples, conseguimos saber o total de peso a perder.
Reformulando os dados:
Massa magra deve corresponder a 84% do peso corporal
Massa magra = 50.86 KG
Massa gordura ideal = 19%

A formula é: MASSA MAGRA - 84%X - MASSA GORDURA IDEAL
50.86 - 84%X - 19%
84X = 50.86 * 19
84X = 966.34
X = 966.34/84
X = 11.5 KG
 Ou seja, este indivíduo deve de perder cerca de 11.5 KG.

NOTA: Este cálculo, não se aplica a desportistas, porque o valor do IMC num desportista pode revelar-se irreal. Clarificando esta afirmação, um desportista pode ter um peso elevado, devido á quantidade de massa muscular que possui, porque ela pesa mais do que a massa gorda, e no entanto, estar com o corpo em plena forma física. Assim sendo, se a circunferência da cintura e do quadril diminuir, e o peso da balança aumentar ou não se alterar, é sinal de que estamos a emagrecer.

Se começares a fazer exercício físico regular, é importante que não te assustes se ganhares dois quilos ao fim de umas semanas de exercício. Até porque te vais sentir mais magra. O que acontece é que os teus músculos - antes inactivos - se enchem de água e substâncias energéticas que os preparam para a ação, por isso pesas mais. Também é possível que tenhas ganho um pouco de massa muscular, um tecido mais pesado que a gordura que estás a perder e que te vai ajudar a emagrecer, porque é um verdadeiro "forno de calorias".
Muito mais tenho a dizer sobre este tema, mas vai ficar para a minha próxima publicação.

1 comentário:

  1. Nem fazia a ideia que haviam tantos calculos.
    A ultima parte é bastante curiosa.Gostei
    bju

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